Os quiosques são grandes atrativos para os consumidores. Localizados em áreas de bastante movimento, como corredores de shopping e rodoviárias, eles são uma boa opção de negócio para quem deseja abrir uma franquia gastando menos — e chamando mais atenção.
Uma das vantagens deste sistema é o custo de instalação, que é mais baixo do que uma loja convencional. Como o espaço é menor, a reforma também fica mais em conta. “No caso de uma franquia de chocolates, a loja convencional pode custar até R$ 250 mil de instalação, enquanto um quiosque custa R$ 40 mil”, diz Adriana Auriemo, diretora de microfranquias da Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Como geralmente ficam nos corredores de shopping, os quiosques sempre estão em uma zona de movimento — o que pode ser uma grande vantagem. O consumidor não precisa entrar na loja para ver o produto e, por isso, o modelo é muito indicado para compras por impulso, em que a pessoa vê na hora e tem vontade de comprar.
O modelo também funciona quando o consumidor vê o produto e se lembra de que estava precisando daquilo — como cases de celular, carregador, carteiras e acessórios de viagem. “É o mesmo tipo de produto que o consumidor encontra em volta do caixa no varejo”, diz Luis Henrique Stockler, diretor da ba}Stockler, consultoria em franquias e negócios.
Para quem está pensando em abrir um negócio do tipo, é importante pensar no estoque — o espaço pequeno dificulta o armazenamento de muitos produtos de uma vez. Por isso, o franqueado deve se preparar para retocar o estoque com mais frequência, garantindo que os produtos mais populares estejam sempre no local.
“Por isso não vemos muitos quiosques de moda, em que é necessário ter muitas opções e diferentes tamanhos”, diz Auriemo. Como não é sempre possível ter sempre uma variedade, os produtos devem ser muito bem escolhidos. É também por esse motivo que os quiosques são mais indicados para marcas que vendem produtos um pouco menores.
Uma alternativa é utilizar espaços de armazenamento do shopping, sugere Stockler. “Os shoppings alugam espaços internos com depósitos para colocar produtos. Em casos de shoppings mais antigos, as lojas menores também alugam seus depósitos”, afirma.
A equipe também é reduzida, o que pode ser bom por um lado, mas também tem seus problemas, como a dificuldade de repor um funcionário que ficou doente e precisou faltar em um dia. “O franqueado precisa estar preparado para essas situações”, diz Auriemo.
Outra questão, lembra Stockler, é que nem todo quiosque tem ponto de água e esgoto, então é necessário trabalhar com bombonas (tanques plásticos) para que os funcionários possam lavar as mãos. Nestes casos, é preciso descartar a água algumas vezes durante o dia.
Além disso, vale a pena contratar um arquiteto que conheça os hábitos do consumidor para criar a estrutura física. "O quiosque tem que ser bonito e chamar atenção. A exposição dele e o envolvimento do cliente no ambiente fazem a venda", explica Stockler.
Por exemplo, em um local muito movimentado, como uma estação de metrô, o cliente precisa se sentir seguro durante a compra, sem pensar que alguém vai passar por ele e levar sua carteira. Nestes casos, o arquiteto pode criar um espaço no qual o consumidor entra e se sente tranquilo para comprar.
Uma questão que deve ser levada em consideração ao optar por uma franquia em quiosque é que os contratos com os pontos comerciais costumam ter duração mais curta. “Geralmente, um contrato de uma loja é de cinco anos, enquanto o de um quiosque é mensal ou de até cinco meses”, diz Auriemo.
Isso pode ser uma vantagem, caso a pessoa queira encerrar o negócio em breve, mas também pode ser um problema se o franqueado estiver em um ponto bom e não conseguir renovar o contrato com as mesmas condições.
Para isso, diz Stockler, o franqueado pode ter ajuda. “O franqueador, que é acostumado a negociar e conhece bem a dinâmica, deve entrar em cena e ajudar o franqueado a renovar o contrato de maneira que ele tenha retorno de seu investimento”, afirma.
Se vai demorar 18 meses para ele ter retorno, ele não pode ser despejado antes disso. O acordo deve ser muito bem feito para o franqueado não perder seu investimento”.