Pantone, O qué é? E qual sua importância?

Já pensou como seria difícil mandar latas de tinta para a China? Ainda mais para ter certeza que o vermelho do McDonald’s seria igual ao da matriz nos EUA?  Seria além de caro, trabalhoso.

Por isso a empresa Pantone é tão importante, não só para o setor têxtil mas para todos os profissionais que trabalham com cores. Por exemplo designers, publicitários, arquitetos etc.

A Pantone é uma empresa americana especializada em analisar, desenvolver e criar novas cores. Ela é tão importante que todas as cores de tinta para parede tem seu “código Pantone”. Assim como as “cores” do seu photoshop também tem esse número. Esse código ajuda você a ter certeza que o seu verde-limão será exatamente igual em qualquer lugar do mundo.  E que será o mais próximo possível em outros objetos como. Afinal, a estampa tem que ter a mesma cor na camisa, saia, vestido ou não ficaria harmônico na loja.

Desenvolver tecnologias para aprimorar cada vez mais o uso das cores em diversas superfícies é só mais um aspecto da marca. A Pantone também faz pesquisas sobre a sociedade. Ela analisa diversos aspectos como gostos, inspirações, tendências, gerações e como nos relacionamos com a tecnologia e com o meio ambiente.

Essa pesquisa social resulta em um levantamento de qual será a cor “preferida” pelas pessoas. E é eleita a cor do ano pela Pantone.  O título de cor do ano pela Pantone é tão importante que várias empresas seguem a tendência e lançam seus produtos com o mesmo nome. A MAC  lançou um dos seus batons com a cor Marsala, cor do ano de 2015.  Segundo o Pantone Color Institute a cor do ano 2021, ou melhor as duas cores para 2021 escolhidas são: “Illuminating Yellow” e “Ultimate Grey” – tons iluminados de amarelo e cinza. 

Texto escrito para o blog Fashion Tech (hurricanestudio.com.br)

Voltar para a Home