Lâmpadas LED: como escolher a temperatura de cor?

As luzes de LED se tornaram a queridinha de todos os tipos de ambientes. Isso porque combinam baixo consumo de energia, alto brilho e o fato de serem menos prejudiciais ao meio ambiente do que outras lâmpadas. Tudo por um preço que cabe no bolso da maioria dos brasileiros! 

Studio Dias Este tipo de luz vem em diferentes formatos, cores e temperaturas, e você pode encontrar um LED para cada necessidade! Com tantas variedades, é fácil se confundir indo a uma loja de eletroeletrônicos, não é mesmo? 

Para facilitar esse momento, hoje vamos esclarecer a principal dúvida sobre um dos fatores mais influentes na hora de fazer um projeto de iluminação: a temperatura da cor. Quer aprender mais sobre este tópico? Então vamos lá!


 

O que é temperatura de cor? Quão importante é? O que isso significa na prática? 

Studio Dias

A temperatura da cor nada mais é do que uma mudança na tonalidade emitida por uma fonte de luz. Essa mudança não tem nada a ver com o calor emitido pelas luzes de LED, e é assim chamada simplesmente porque associamos cores mais vermelhas com tons mais quentes e cores mais brancas ou azuis com tons mais frios. 

A temperatura da cor é medida em Kelvin (K) e afeta diretamente nossa psicologia e nossa percepção da cor e do ambiente. As luzes de tons frios representam vitalidade e chamam a atenção, enquanto as luzes de tons quentes trazem uma sensação geral de conforto ao ambiente e fazem as pessoas relaxarem. 

A escolha do tom utilizado dependerá inteiramente da função pretendida do ambiente. É importante saber qual a temperatura de cor certa para cada ambiente, pois esse fator afeta diretamente a percepção do local, que por sua vez afeta o desempenho.

Vale lembrar que a temperatura de cor de uma luz não afeta seu consumo de energia, então não importa se a luz do LED é quente ou fria, o consumo de energia é o mesmo!


 

Tipos de cores da lâmpada: onde cada variação é usada? 

Studio Dias

A luz branca é dividida em quatro tons diferentes de luz quente, luz neutra, luz fluorescente e luz fria: 

Lâmpada Quente: Com uma temperatura de 2.600 a 3.500 Kelvin, as lâmpadas de calor são comparáveis ​​às lâmpadas incandescentes de filamento. Ideal para salas de jantar, salas de jantar e estar, quartos e outros ambientes onde se deseja criar uma sensação de calma, relaxamento e conforto. 

Lâmpadas neutras: Sua temperatura normalmente varia entre 4.000 e 4.500 Kelvin, comparável às lâmpadas halógenas. As luzes neutras são ótimas para banheiros, cozinhas e outros ambientes onde você realiza tarefas que exigem concentração normal.

Lâmpada Luz do Dia: Apresenta a melhor reprodução de uma variedade de cores, considerada a temperatura de cor do "sol do meio-dia" em muitas partes do mundo. Sua temperatura varia entre 5.000 e 6.000 Kelvin. 

As lâmpadas fluorescentes são ideais para lojas, locais comerciais, escritórios domésticos e escritórios gerais. Também é divertido na sala de aula, onde complementa a luz natural durante a maior parte do dia! As lâmpadas fluorescentes também são muito apreciadas para trabalhos que exigem uma reprodução de cores muito fiel. 

Lâmpada Fria: Comparável às lâmpadas fluorescentes de alta potência utilizadas na indústria e hospitais, com temperaturas entre 6.000 e 7.000 Kelvin. 

As luzes frias são melhor usadas onde a execução de tarefas exige mais atenção e onde a limpeza (ou falta dela) do ambiente precisa ser enfatizada. Adequado para farmácias, hospitais e algumas áreas de produção industrial.


 

Vantagens de usar diferentes tipos de luzes LED

Studio Dias

Os efeitos perceptivos proporcionados por diferentes tipos de luzes LED podem e devem ser plenamente utilizados. É muito importante ter isso em mente ao fazer compras em sua loja de eletrodomésticos favorita! 

Psicologicamente, luzes mais frias chamam nossa atenção, enquanto luzes mais quentes levam a um estado mais relaxado. Assim, por exemplo, em um escritório, o uso de luzes em tons quentes pode deixar os funcionários excessivamente relaxados, levando à desatenção, o que pode levar a erros. Por outro lado, o uso excessivo de luzes de tons frios em um quarto pode arruinar o conforto que deveria dar. 

No entanto, vale a pena lembrar que temperaturas de cores muito quentes e muito frias podem afetar muito a percepção da cor verdadeira de um objeto. Para melhor reprodução de cores, sempre são preferidas as temperaturas da luz do dia ou da lâmpada neutra. A fidelidade na reprodução das cores é indicada por um índice conhecido como IRC (Índice de Reprodução de Cor).

O IRC diz respeito à sensação da reprodução de cor, baseando-se em uma série de cores padronizadas. Luzes que reproduzem as cores com fidelidade máxima possuem IRC de 100 (ou seja, 100% de fidelidade), que seria equivalente à luz natural do Sol do meio-dia.

Voltar para a Home